16 novembro 2007

Músicas grátis [ em blog ] totalmente financiadas por publicidade

Surge o RCRD LBL, um novo site que se apresenta como uma combinação de blog, netlabel - editora online de música - e rede social, tudo ao mesmo tempo.

Trata-se de um projecto que resulta de uma parceria entre a discográfica independente Downtown Records (Art Brut e Gnarls Barkley, entres outros) e Peter Rojas, fundador do Gizmodo e da rede de blogs sobre tecnologia Engadget que irá oferecer música livre (segundo licenças Creative Commons e em formato MP3 sem DRM) e grátis totalmente financiada por publicidade. Para além disso, também irá incluir breves artigos, funcionalidades de rede social e estações de rádio online.

Prestrou atenção nessa parte?

"(...) irá oferecer música livre (segundo licenças Creative Commons e em formato MP3 sem DRM) e grátis totalmente financiada por publicidade."

Bom, agora continue:

Até agora o serviço já conseguiu obter três grandes patrocinadores, de acordo com o Wall Street Journal: Nikon, Puma e Virgin America Airlines. O modelo de funcionamento é um pouco excêntrico: em vez de pagar às editoras discográficas e de música adiantamentos e licenças astronómicas, o site irá desembolsar modestas quantias em adiantamentos por cada música distribuída que poderão ir dos 500 dólares para uma banda relativamente desconhecida até aos cinco mil dólares para um nome mais estabelecido.

No entanto, os artistas não irão receber qualquer porcentagem das receitas publicitárias, mas apenas do licenciamento das suas obras para inclusão em programas de televisão e anúncios ou filmes.

Novas soluções já estão surgindo.

Fonte: http://remixtures.com/ sobre [ http://rcrdlbl.com/ ]

Por favor, des_comente!

2 comentários:

  1. Eu vejo como um bom caminho. Democratiza o acesso à obra.
    O artista tem a prerrogativa de ganhar dinheiro nos palcos...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Penachi, e ainda há um percentual pelo licenciamento das obras caos as mesmas sejam incluídas em programas de televisão, anúncios ou filmes.

    Valeu pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir