01 novembro 2007

Outdoor Horácio Braun. Signo Gêmeos

recebi por e-mail do Dani-Boy, mas não sei a fonte. De qualquer forma achei interessante.

Para Conhecimento: Segue explicação sobre o outdoor famoso: 'Horácio Braun. Signo Gêmeos'


- durante o período de 15 a 28 de setembro os blumenauenses puderam ler esta frase em outdoors espalhados em vários lugares da cidade. Como não trazia nenhuma explicação extra, a publicação despertou a curiosidade da população.

A veiculação fez parte de uma pesquisa realizada pela acadêmica da 9° fase de Publicidade e Propaganda da FURB, Paula Mafra Branco, na realização do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
O projeto teve como finalidade medir o retorno da mensagem transmitida por outdoors em Blumenau, através de pesquisa quantitativa. Para isso, inicialmente a aluna entrevistou 384 pessoas para descobrir quantas sabiam qual o signo de Horácio Braun, personalidade conhecida na cidade, falecida neste ano.

Finalizada esta etapa, foram espalhados outdoors em 30 pontos diferentes, com apoio da Central de Outdoor, onde se lia o nome e o signo do cronista e agitador cultural. Após a publicação, outras 384 pessoas foram submetidas ao mesmo questionamento.
Os resultados provaram a eficácia da mídia externa como transmissor de mensagem.

Antes da veiculação da frase nos outdoors, apenas 4,1% das pessoas acertaram a resposta e a maioria, 48,6%, não tinha conhecimento. Na segunda etapa da pesquisa, após a veiculação, 62,5% dos entrevistados responderam a pergunta corretamente e todos afirmaram terem tomado conhecimento da informação por meio do outdoor. Conforme a orientadora do trabalho, professora Magda Fiorese, não existe nenhuma pesquisa realizada no Estado semelhante a esta. "Estes dados vão servir comercialmente a empresas de publicidade, pois poderão provar os efeitos que o outdoor causa", ressalta.

Segundo os estudos da acadêmica, o outdoor é um meio de comunicação urbano que atinge várias classes sociais e faixas etárias, independente da vontade. "É uma mídia compulsória que está nas ruas, acessível a toda a população. Não precisa ser comprada, ligada ou folheada", explica Paula que também é servidora da Universidade na Divisão de Administração de Materiais.

As empresas afiliadas à Central de Outdoor estão presentes em todos os Estados do Brasil, com 10.071 locais para exposição de 20.657 cartazes.


Pesquisa Semelhante: Em São Paulo, a Audimex, empresa especializada em medição de mídia exterior, já realizou pesquisas para medir a eficácia do meio outdoor em 2005. Vários anúncios com os signos de Tom Jobim e Elis Regina foram fixados na cidade. Com o resultado das respostas colhidas, constatou-se: 28 % dos entrevistados acertaram as perguntas depois da veiculação, contra 1% que respondeu antes da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário