14 novembro 2007

Será que tudo que eu faço é ilegal, é imoral ou engorda?

O mito do melhor

Hoje dizem: o livro digital não vai ser tão lido quanto o livro real. O livro real é melhor, você pode levá-lo a qualquer lugar, o cheiro é melhor [ ??? ]. Ok, mas não se pode esquecer que o "livro", apesar de todas as paixões que provoca é uma embalagem. Embalagem tecnológica, que já foi aperfeiçoada com o tempo e ainda está em evolução. As obras de Gutenberg não tinham o mesmo charme dos livros escritos à mão, eles apenas se reproduziam mais rápido. [ LEMBRE-SE, neste momento não estou discutindo o que é melhor, pior ou sobre pirataria ]

Uma tecnologia, como diz Doctorow, não substitui outra apenas por ser melhor. O que garante esse processo é a velocidade de reprodução. Tudo que se reproduz mais rápido tem melhores chances de sobrevivência.

Ontem disseram: o CD não vai substituir o vinil. O som é melhor, o encarte é melhor e maior [ nesse caso não sei se falaram algo sobre o cheiro ]. E também disseram que o mp3 não vai substituir o CD. A qualidade do arquivo mp3 é menor, os arquivos podem baixar danificados e não tem cheiro!

No entanto, o mp3, assim como o livro digital são novas embalagens para conteúdo intelectual e artístico que:

- aumentam a audiência [ praticamente ilimitada com a internet ];

- barateiam os custos com produção, distribuição e comercialização.


Aumentam a audiência:

Estou recebendo e-mails de todos os cantos em razão dos meus livros eletrônicos, coisa que não aconteceu com livro de autor ou editoras locais. E em um tempo muito curto. Isso é resposta imediata. Isso é um fato.

Neste caso, a credibilidade é construída da mesma maneira: com tempo, dedicação e seriedade.


Barateiam os custos com produção, distribuição e comercialização:

Reconheço que a comercialização ainda é um problema [ vide DRM - lembrando que as leis de direitos autorias não são leis morais e sim utilitárias ], contudo, não se pode fechar os olhos, muito menos tapar o sol com a peneira. A evolução não vai deixar de acontecer só porque você não acredita nela. Na verdade, a evolução vai acontecer, por mais que tentem barrá-la [ vide DRM ].

A cada dia, mais e mais pessoas acessam a internet e, a cada dia, você lê mais e mais coisas no computador.


Não estou prevendo resultados, estou apontando sintomas. Pense nisso.

Isso faz sentido pra você?

Chomsky disse:

"A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro."

Eu digo o mesmo a respeito das novas embalagens.


Por favor, des_comente.

2 comentários: