14 dezembro 2007

Conferência Regional de Juventude


Na tarde de hoje fui convidado pela Gered [ Gerência de Educação ] para falar na Primeira Conferência Regional de Juventude [ fase regional ] sobre o tema Cultura, à alunos de Blumenau e região.

A proposta do evento é muito interessante: levantar problemas referentes aos temas e em seguida fornular possíveis soluções.

O foco principal reside na análise e sugestões de melhoria para políticas públicas voltadas para a juventude.

"A Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude é um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios do segmento juvenil e quais alternativas devem ser tomadas pelos governos para respondê-los. Realizada de dois em dois anos, ela é um processo no qual jovens e interessados na temática de todo o Brasil se reúnem para discutir a situação das pessoas que compõem esta faixa etária e apontar quais são as prioridades de ações e programas a serem desenvolvidos pelo poder público."

Temas:

Família, Educação, Cidades e territórios, Trabalho, Cultura, Drogas, Meio Ambiente, Sexualidade, Diversidade, Participação política, Mídia, Liberdades democráticas.


Além de palestra coletiva, discussões em grupo e apresentação e votação das propostas, foram eleitos também os delegados regionais para a próxima etapa a se realizar em Joinville.

Dentre as contribuições aprovadas, destaco as seguintes sugestões:

- discussão sobre a adequação das Leis de Direitos Autorais às novas mídias eletrônicas;

- mecanismos de fiscalização para as atuais Leis de Insentivo à Cultura, bem como novas abordagens para a mesma;

- reestruturação da grade curricular nos ensinos, básicos, fundamental e médio do ponto de vista cultural, enfatizando a apreciação e a produção.

Tarde proveitosa de discussões onde me senti cidadão atuante. Apesar de estar um pouco enferrujado, acho que me saí bem.

Com tempo, volto a falar sobre o tema. Por hora sigo atento ao andamento dos trabalhos.

Para mais informações: http://www.juventude.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário