21 dezembro 2007

Debate sobre animação brasileira

Assisti agora pouco na TV Câmara [ sim, eu assisto a TV Câmara ] um debate sobre animação brasileira com a participação de Maurício de Souza.

Destaque para a discussão do projeto de lei que discute cotas para desenhos animados na televisão brasileira.

Abaixo release do programa:

"São muitas as gerações de crianças brasileiras que cresceram vendo desenhos animados na TV. Do Mickey e do Pica-pau às mais recentes produções japonesas, quase não sobra espaço para o desenho nacional. Por que isso ocorre? O que fazer para mudar essa realidade?

Essas e outras questões serão debatidas nesta quinta-feira (20), às 22h30, no programa VER TV, uma parceria da TV Câmara com a TV Brasil. Os convidados são o deputado Vicentinho (PT-SP); Ale McHaddo, Presidente da Associação Brasileira de Cinema de animação (ABCA); e o desenhista Maurício de Sousa, criador da turma da Mônica.

Maurício de Sousa
Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional. Desde os anos 60, foram adaptados para o cinema, a televisão e para os vídeo-games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca dos personagens. Em 1970, foi lançada a revista Mônica, já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.

Nos anos 80, com a invasão dos desenhos animados japoneses, os quadrinhos de Mauricio de Sousa perderam mercado e o desenhista decidiu abrir um estúdio de animação, a Black & White, com mais de 70 artistas. Já relizou oito longas-metragens.

VER TV, um programa para quem gosta de televisão.
Realização da TV Câmara e da TV Brasil, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, semanalmente, o VER TV coloca em discussão as funções da televisão, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

O programa é apresentado por Lalo Leal, sociólogo, jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Ele é pesquisador na área de políticas da comunicação, autor dos livros "Atrás das Câmeras - Relação entre Estado, Cultura e Televisão", "A Melhor TV do Mundo - O modelo britânico de televisão" e "TV sob controle, a resposta da sociedade ao poder da televisão".
Contato: vertv@radiobras.gov.br / joana.praia@camara.gov.br
Reapresentações: sábado (5h, 9h30), domingo (11h), segunda (4h), terça (5h30)


Como sintonizar a TV Câmara
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 113 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo."

Para assistir pela Internet, acesse:
http://www.tv.camara.gov.br/

Um comentário: