03 dezembro 2007

O dia do enterro da DRM está próximo



Segundo o Remixtures A Warner Music e a Sony BMG poderão não aderir à venda de músicas no formato MP3 e outros que não incluem medidas de protecção tecnológica [ DRM ], mas as duas majors poderão ser pressionadas contra a sua vontade a tomar essa decisão já durante o primeiro semestre de 2008, conforme refere um artigo da Billboard.


O motivo poderá ser uma campanha de marketing de oferta de mil milhões de músicas em MP3 da Pepsi através da loja online da Amazon que deverá ter início a 3 de Fevereiro, durante a Superbowl, a final do campeonato de futebol americano da NFL.


Todas as quatro grandes (Warner, Sony BMG, Universal Music e EMI) foram convidadas a participark, mas algumas têm colocado reticências em relação ao preço que a Amazon pretende oferecer por faixa às editoras. A promoção poderia ajudar a aumentar ainda mais a popularidade do serviço da Amazon lançado em Setembro e cujos resultados preliminares têm sido bastante positivos.


Fontes anônimas contactadas pela Billboard referem também que a Universal Music está prestes a transformar a sua “experiência” com a venda de música livre de DRM numa política permamente e que a Sony BMG está também, ponderando sobre lançar uma oferta experimental de MP3 em lojas online.


Somado a isto tudo existem também pressões por parte da Wal-Mart. A gigante do comércio à retalho nos Estados Unidos [ que em Agosto lançou uma seção de downloads sem DRM no seu serviço de música digital ] está ameaçando remover todo o catálogo da Sony BMG e da Warner disponível no formato Windows Media entre meados de Dezembro e meados de Janeiro se até essa altura as duas etiquetas não tiverem começado entretanto a fornecer música sem MP3. É certo que neste momento tudo isto não passam de rumores mas é preciso ver que estes boatos têm origem na Billboard, a bíblia da indústria discográfica…


Nota: a imagem que acompanha este post está disponível aqui segundo uma licença CC-BY 2.0 e é de Nicorola.


Fonte: Remixtures

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