03 janeiro 2008

Eu sou a lenda ainda continua sendo A Lenda


Não vou falar aqui das diferenças evidentes que sempre aparecem entre livro e filme, até porque são duas histórias diferentes e não a mesma história contada de duas maneiras diferentes [ sim eu seu, mas às vezes a melhor maneira de se explicar algo é sendo prolixo ].

Calma, não se preocupem, não vou entregar detalhes da história.

O sentimento de conflito que me atingiu depois de ver o filme foi o seguinte. A frase "eu sou a lenda" no filme foi usada de maneira errada.

No livro ela está ligada ao lado mitológico da coisa. Nevile busca o tempo todo entender a relação entre mito e realidade sobre o vampirismo e o vírus. Por que a cruz funciona com alguns e com outros não? Porque a estaca? Porque alguns viram pó instantaneamente e outros não? Porque o o alho funciona?

Isso tudo ficou de fora no filme, o que é lamentável, por um lado. Mas veja bem, pra quem viu o filme e não leu o livro, essa é uma ótima notícia. Porque, como já disse, são duas histórias diferentes.

Os elementos de terror também ficam devendo no filme. O que acontece com a familia de Nevile no livro é muito terrível, bem mais do que no filme.

O filme ficou suave, e o final foi pior. Não dá pra falar mais sem entregar a trama, portanto vou resumir da melhor maneira que posso:

No filme existe esperança.

No livro, não.

Mas isso não significa que Eu sou a lenda não é um bom filme, por que ele é. Destaque para cena em que Nevile pede, pede não, implora para que o manequim fale com ele. Muito bom.

Assistam, é um bom filme, mas leiam o livro, pois Eu sou a lenda continua sendo a melhor história de vampiros já escrita depois de Drácula de Bran Stocker.

6 comentários:

  1. Puxa, queria muito ver esse filme, mas não tô conseguindo!!!
    Pena... Depois desse post deu mais vontade de ver ainda!!

    ResponderExcluir
  2. Assiste que é legal, mas cara, cê tem que ler o livro!

    ResponderExcluir
  3. acabei de comprar o livro, hoje mesmo!! Fui em uma livraria aqui no rio e o vi, ali na prateleira, esperando por mim!!
    então comprei!! vou começar a ler hoje mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Que massa, lê e depois me diz o que você achou!

    ResponderExcluir
  5. Onde consigo o livro??
    nas livrarias de Manaus nao tem
    :o

    nao tem ele em pdf??
    :D

    ResponderExcluir
  6. O livro é tão bom que merece ser comprado, mas nada que uma frase entre aspas no google não resolva.

    Já vi o arquivo pdf em vários fóruns e blogs, bastas procurar. Tinha em Jar para celular, mas acho que o deletei quando comprei o livro.

    Também vi o livro em alguns catálogos online, desses com frete incluso. Também tá lá, no google.

    ;)

    ResponderExcluir