22 janeiro 2008

O Fortim, dois lirvos em um, mas isso não é necessariamente uma coisa boa

Acabei de ler O Fortim de F. Paul Wilson e fiquei confuso, precisei fechar o livro durante alguns minutos e olhar a capa com atenção para saber se estava realmente lendo o mesmo livro que havia começado.

Foi exatamente está a impressão que o livro me deixou, a de que havia começado uma história, mas ao final, havia terminado outra.

E o começo foi muito bom, um forte abandonado na Romênia durante a Segunda Guerra Mundial, soldados alemães atacados misteriosamente por uma suposto vampiro, mas no final parecia estar lendo uma aventura do Conan.

Por que ele fez isso? Prometeu uma história e me contou outra. Até recomendo a leitura porque até mais da metade o livro é bom.

Na introdução, quando o autor estende seus agradecimentos à Lovecraft, fiquei contente, pois tratava-se de um bom sinal, mas quando Robert Ervin Howard e Clark Ashton Smith foram citados, fiquei com a pulga atrás da orelha.

São excelente autores, é evidente, mas com uma queda para a fantasia do tipo "Masmorras & Dragões", e não era bem isso o que, tanto a capa quando a sinopse do livro, anunciavam. A mistura de Horror e Fantasia funciona muito bem, eu já vi, mas me pareceu que Wilson escreveu muito bem sobre a parte do terror, dedicou-se realmente a ela, já a parte em que o livro vira fantasia da trama segue direta, fraca, previsível e maçante.

The Keep ainda virou uma História em Quadrinhos desenhada por Matthew Smith para a IDW.

E foi para os cinemas em 1983, com o título de A Fortaleza Infernal, no Brasil. Também vou assistir o filme, não porque sou teimoso, mas quero ver como ficou a parte boa do livro na adaptação. Sabem como é, estudar nem sempre é divertido.

De qualquer forma, fica o benefício da dúvida, vou procurar outras obras do autor afim de analisar como seria um história sua apenas de horror, se é que ela existe.

5 comentários:

  1. Bah, ja li esse livro tb, nas entranhas fica legal, ms nos por'finais a coisa escamba, mas é bem divertido. =P (acho que o "crimes" é meio assim tb).

    Um abração

    Relsi



    P.S. To com problema no meu server e to mudado, entah vou estar fora do ar até o find eu acho.

    ResponderExcluir
  2. Comentário BEM atrasado, mas acabei caindo aqui pq procuro o resto da série. Só li O Fortim, Represália e Renascido. Gostei demais.

    Agora, o filme (tenho gravado em DVD) consegue ser uma desgraça. O que gostei do livro, detestei do filme.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Andre, estava muito curioso em ver o filme e senti o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Encontrei os livros da série:

    1. THE KEEP
    2. THE TOMB
    3. THE TOUCH
    4. REBORN
    5. REPRISAL
    6. NIGHTWORLD

    No Brasil:
    1. O Fortim
    2. O Sepulcro
    3. O Toque Mágico
    4. Renascido
    5. Represália
    6. Nightworld (não publicado) =)

    ResponderExcluir
  5. Valeu Andre, vou procurar os que ainda não li!!!

    ResponderExcluir